Fale Conosco
  • phone
    (11) 98265-3769
  • (11) 2721-9423
  • location_on

    Rua Ângelo Santesso, 16 / Jardim Itamarati - CEP: 03931-040 São Paulo - SP

Deixe sua Mensagem

    Vamos elevar seus negócios ao próximo nível?

    

    Investimentos: Por onde começar?  

    Investimentos: Por onde começar?   - Investimentos: Por onde começar?  

    Existem alternativas de investimentos para todos os bolsos, níveis de conhecimento e tempo de dedicação.

    Diferente do que muitos pensam é possível começar a investir mesmo que seja um valor pequeno, com algum produto que permita aportes menores, no lugar de ficar esperando ter quantia maior para só então dar o primeiro passo.

    Mas para quem nunca esteve neste universo, é realmente assustador, mas nós vamos te ajudar a começar a investir, e o primeiro passo é entender os conceitos para poder se movimentar com mais segurança.

    O primeiro passo é entender os conceitos e os tipos de investimento.

    Conceitos básicos para quem quer começar a investir

    Liquidez: é a facilidade de converter bens ou ativos em dinheiro. Investimentos diferentes possuem liquidez diferente, por isso, é preciso adequar seus investimentos financeiros aos seus objetivos.

    Rentabilidade: Nada mais é do que o retorno que você obtém sobre o dinheiro investido. É importante avaliar a rentabilidade que a modalidade escolhida oferece e se ela se adequa ao seu planejamento financeiro, sempre levando em consideração que, quanto mais rentável, mais arriscada ela poderá ser.

    Risco: É a possibilidade de o investidor não obter de volta o dinheiro aplicado ou não receber a rentabilidade pretendida. Os maiores riscos são dos ativos de renda variável, já que eles passam por maiores oscilações.

    Diversificação: É uma técnica de administração de risco por meio da alocação de investimentos entre vários setores ou classes de ativos. Ou seja, o investidor não aplica todo o seu dinheiro em apenas um tipo de investimento.

    Carteira de investimentos: É uma união de todas as aplicações que você escolheu para fazer seu dinheiro render. Para que os objetivos financeiros sejam atingidos, os ganhos dependem da forma como esses investimentos são organizados.

    Tipos de investimentos

    Tesouro Direto

    O tesouro direto é um programa criado pelo Tesouro Nacional que permite você investir em Títulos Públicos. Na prática, você está emprestando dinheiro para o governo em troca de uma rentabilidade.

    O Tesouro Direto é geralmente a porta de entrada para o mundo dos investimentos. Ele possui baixo risco e você começa a investir com pouco dinheiro.

    Você pode encontrar três tipos de TD:

    • Tesouro Prefixado: Rentabilidade anual fixada na hora que você está investindo.
    • Tesouro Selic: Rendimento atrelado à Taxa Selic
    • Tesouro IPCA: Híbrido de prefixado com pós-fixado

    CDB

    Investimento de renda fixa onde o investidor empresta dinheiro para os bancos. Dessa forma, a taxa de juros é definida no momento da compra. Nessa modalidade, os rendimentos são creditados diariamente.

    A rentabilidade desses títulos não possui uma taxa uniforme para todos. Um fator que determina a rentabilidade de uma aplicação em títulos bancários é o tamanho da instituição financeira que os emitiu.

    LCI e LCA

    A LCI funciona para o investidor como um empréstimo fornecido aos bancos que, por sua vez, usam o capital para investir em empreendimentos do setor imobiliário.

    A LCA é a Letra de Crédito do Agronegócio. Ela também é um título renda fixa emitido pelos bancos. A diferença para a LCI é o foco de investimento.

    Ações

    Ações representam frações de companhias de capital aberto, ou seja, aquelas que são negociadas na Bolsa de Valores. As ações ordinárias (ON) garante o direito ao voto ao sócio nas assembleias da empresa.

    As preferenciais (PN) não têm direito a voto, mas tem prioridade no momento de receber os proventos.

    Fundos de Investimentos

    Os fundos de renda fixa investem em ativos que possuem rentabilidade fixada na alocação. No momento da aplicação, todos os parâmetros atrelados ao investimento são de conhecimento prévio do investidor, não havendo alterações posteriores.

    Fundo multimercado é um dos tipos de fundos de investimentos que existem. Os fundos são basicamente investimentos compostos por vários outros investimentos.

    Fonte: Jornal Contábil .

    Marcadores:

    Não perca mais nenhum post!

    Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.


      
      Iniciar conversa
      1
      Podemos ajudar?
      Olá!
      Podemos ajudar?