Fale Conosco
  • phone
    (11) 98265-3769
  • (11) 2721-9423
  • location_on

    Rua Ângelo Santesso, 16 / Jardim Itamarati - CEP: 03931-040 São Paulo - SP

Deixe sua Mensagem

    Vamos elevar seus negócios ao próximo nível?

    

    O que é Aposentadoria Rural?

    Em novembro de 2019 foi aprovada a Reforma da Previdência e com isso houve muitas mudanças nos requisitos para ser concedido na aposentadoria.

    Na matéria de hoje vamos falar sobre a aposentadoria Rural e quais foram as mudanças que a Reforma trouxe nesta categoria.

    Aposentadoria Rural

    Para esta categoria é preciso seguir requisitos específicos. Para os trabalhadores rurais, eles poderão receber um benefício mensalmente até o fim de sua vida após alcançar a idade e tempo de contribuição.

    Quais são os requisitos para Aposentadoria Rural?

    No geral, homens ou mulheres que exerçam alguma atividade considerada rural antes de tudo. É primordial entender em que tipo de categoria você se encontra, dentro daquelas que estão previstas em lei e mantidas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

    Vamos listar os requisitos básicos:

    • Segurado especial (agricultor familiar, pescador artesanal e indígena)
    • Empregados
    • Contribuintes Individuais

    Trabalhadores avulsos rurais.

    Como fica a aposentadoria rural com a a reforma?

    Para esta categoria, os requisitos continuam sendo 60 anos de idade para homens e 55 anos no caso das mulheres e é necessário ter ao menos 15 anos de prova de atividade rural.

    Para as pessoas que exercem suas atividades laborais de forma rural e economia familiar ou pescador artesanal pode se aposentar sem ter contribuído para o INSS, este também era necessário comprovar 15 anos de atividade em agricultura familiar ou pesca artesanal.

    Comprovação das atividades laborais

    A forma de comprovar esta atividade rural foi alterada, pois, eram aceitas declarações sindicais, mas depois da Reforma da Previdência isso não é mais possível.

    A concessão deste benefício passou a ser concedida de acordo com a autodeclaração preenchida pelo trabalhador rural, além das provas da época do período de trabalho.

    O cadastro é feito pelo CNIS ( Cadastro Nacional de Informações Sociais),  nele contém muitas informações de outros bancos de dados e também com documentos dos próprios trabalhadores.

    O cadastro vai permitir que os segurados especiais possam ter acesso aos benefícios de uma forma mais prática e com mais facilidade.

    Qual o valor da Aposentadoria

    O valor vai depender da modalidade do requerimento e principalmente do número de recolhimento efetuados pelo cidadão.

    No atual momento o valor ainda continua sendo o mesmo, de R $1.045,00.

    Conclusão

    De acordo com a nossa matéria, podemos perceber que a aposentadoria rural não sofreu muitas alterações com a reforma, o primordial é o trabalhador rural compreender em qual categoria ele será enquadrado.

    Por: Laís Oliveira. 

    Fonte: Dia Rural

    Marcadores:

    Não perca mais nenhum post!

    Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.