Fale Conosco
  • phone
    (11) 98265-3769
  • (11) 2721-9423
  • location_on

    Rua Ângelo Santesso, 16 / Jardim Itamarati - CEP: 03931-040 São Paulo - SP

Deixe sua Mensagem

    Vamos elevar seus negócios ao próximo nível?

    

    Pequenos negócios: para 20,4% dos empreendedores, mentoria é principal apoio para crescimento

    Pequenos negócios: para 20,4% dos empreendedores, mentoria é principal apoio para crescimento
    Falta de conhecimento, dificuldade de acesso a crédito, inexperiência no mercado. São muitos os desafios de um pequeno empreendedor, principalmente considerando que 82% começam um negócio por necessidade, para enfrentar o desemprego. É o que diz a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada com apoio do Sebrae. Pequenos negócios: para 20,4% dos empreendedores, mentoria é principal apoio para crescimento

    Como mentor, você tem a oportunidade de impactar diretamente a vida de empreendedores e suas famílias – Foto: Freepik

    Diante dessa realidade, uma orientação experiente pode fazer toda a diferença para quem está iniciando um negócio ou para quem já empreende há algum tempo, mas não enxerga perspectiva de crescimento. O papel da mentoria é ser fonte de sabedoria e inspiração para esses empreendedores. Ao compartilhar suas experiências, erros e acertos, os mentores proporcionam aos novos empreendedores a chance de aprenderem sem precisar passar pelos mesmos obstáculos. No Salto Aceleradora, programa de educação empreendedora gratuito desenvolvido pelo Impact Hub Floripa e executado em parceria com o Sebrae, a mentoria foi apontada por 20,4% dos participantes de 2023 como o principal fator que levou ao aumento de faturamento. A metodologia envolve oficinas teóricas e práticas, material didático exclusivo e até a realização de uma feira de negócios, mas são as mentorias individualizadas as principais responsáveis pelo desenvolvimento dos pequenos empreendedores que passam pelo programa. “As mentorias são uma troca rica de conhecimentos. Os empreendedores saem motivados e capacitados para fazerem seus negócios crescerem, e os mentores também se beneficiam ao desenvolverem suas habilidades de comunicação e liderança e ao fazerem parte de uma rede com profissionais com as mesmas aspirações. É uma experiência de impacto transformador para ambos”, diz Camila Oliveira, coordenadora de programas de geração de renda no Impact Hub.

    A importância de mentorar pequenos negócios

    De acordo com Camila, os resultados das mentorias realizadas pelo Salto Aceleradora extrapolam os números que o programa consegue mensurar. Os depoimentos dos empreendedores participantes são inspiradores e revelam como esses encontros transformam até mesmo a maneira como se enxergam pessoalmente e profissionalmente. “Minha visão foi transformada, expulsei a impostora da minha mente e comecei a acelerar minha carreira. Hoje me sinto mais confiante pessoal e profissionalmente. Elaborei metas para alcançar meu alvo e vou conquistá-lo. Nada mais me segura”, disse Andreia Fernandes, empreendedora participante do Salto.

    A seguir, listamos 4 motivos para começar a mentorar pequenos empreendedores:

    • Transformação de vidas
    Como mentor, você tem a oportunidade de impactar diretamente a vida de empreendedores e suas famílias. Seu conhecimento pode ser a chave que eles precisam para transformar suas ideias em negócios prósperos e sustentáveis.
    • Desenvolvimento pessoal e profissional
    Mentorar não é apenas ensinar, é também aprender. Ao se envolver com novas ideias e desafios, você aprimora suas próprias habilidades de liderança, comunicação e resolução de problemas.
    • Contribuição para a comunidade
    Ao apoiar pequenos empreendedores, você contribui para o fortalecimento da economia local. Negócios bem sucedidos geram empregos, inovam e impulsionam o desenvolvimento da comunidade.
    • Networking e novas oportunidades
    Ser um mentor abre portas para novas conexões e oportunidades. Você estará em contato com uma rede diversificada de profissionais e empreendedores, expandindo seu círculo de influência e possibilidades de negócios.

    Quem pode ser mentor no Salto Aceleradora?

    O Salto está em busca de profissionais experientes e apaixonados que desejam fazer a diferença. É importante que tenham conhecimento em áreas como gestão, finanças, marketing e vendas e disponibilidade de pelo menos 5 horas ao longo de 5 semanas. A Comunidade de Pessoas Mentoras do Impact Hub é estruturada para garantir que tanto mentores quanto mentorados tenham uma experiência enriquecedora e gratificante.

    Veja como funciona:

    • Seleção e treinamento
    Selecionamos mentores com base em sua experiência e vontade de contribuir. Oferecemos um treinamento inicial para alinhar expectativas e fornecer ferramentas para uma mentoria eficaz.
    • Match mentor-mentorado
    Realizamos um match cuidadoso entre mentores e mentorados, levando em consideração as áreas de expertise e as necessidades dos empreendedores.
    • Acompanhamento e suporte
    Durante todo o programa, nossa equipe oferece suporte contínuo para garantir que a relação de mentoria seja produtiva e alinhada com os objetivos traçados.
    • Avaliação de resultados
    Monitoramos o progresso dos empreendedores e colhemos feedback para continuamente melhorar nosso programa. “O mentor evolui junto com o mentorado por compartilhar experiências e pela evolução das habilidades de liderança e comunicação. Foi nítida a expansão da minha rede de contatos profissionais e, após ingressar como mentor do programa, minha empresa de consultoria passou a ser vista de modo mais positivo pela sociedade, clientes e parceiros comerciais”, contou Anderson Araújo, mentor do Salto Aceleradora.   Fonte: NSC Total

    Marcadores:

    Não perca mais nenhum post!

    Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.


      
      Iniciar conversa
      1
      Podemos ajudar?
      Olá!
      Podemos ajudar?