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    Tudo que você precisa saber sobre a segurança do trabalho

     - Tudo que você precisa saber sobre a segurança do trabalho

    Na matéria de hoje vamos falar tudo sobre a segurança no trabalho o que diz a Organização Internacional do Trabalho? Continue conosco e fique por dentro deste assunto.

    Você sabe o que é segurança do trabalho?

    A segurança do trabalho tem o objetivo de proteger a integridade física dos funcionários, ela também é conhecida como SST, pois, no geral trata-se de um conjunto de normas que tem o foco na diminuição de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

    Existem normas, decretos e leis que determinam como a segurança deve ser exercida em cada tipo de empresa. Veja no decorrer da nossa matéria como isto funciona.

    Segurança de trabalho dentro de uma empresa

    Você sabe qual a importância dentro de uma empresa?

    Todo empresário que administra uma empresa precisa estar atento à segurança do trabalho, pois, isto pode interferir diretamente no bem – estar da equipe, o que consequentemente pode impactar o desempenho dos profissionais.

    É muito importante a empresa cuidar da qualidade de vida dos funcionários dentro de um ambiente de trabalho, pois, com isso pode ser evitado, afastamento dos profissionais por questões médicas, este é um fator que se ocorrer dentro da sua empresa, pode acabar atrapalhando a rotina das suas atividades e a produtividade da empresa.

    Vejas os termos técnicos mais utilizados na segurança do trabalho. 

    SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do trabalho)

    Este termo está relacionado aos serviços realizados na segurança do trabalho, que tem o objetivo evitar acidentes ou doenças ocasionadas pelo trabalho na empresa.

    O mesmo conta com profissionais de saúde e segurança, podendo ser: 

    • Técnicos de nível superior;
    • Médicos;
    • Enfermeiros do trabalho.

    CIPA (Comissão Interna de Prevenção dos Acidentes)

    A CIPA trabalha juntamente com o SESMT, ambos têm o mesmo objetivo, esta comissão deve existir obrigatoriamente quando a empresa contém mais de 20 funcionários.

    EPI (Equipamentos de Proteção Individual)

    Se em determinada atividade o funcionário corre o risco de ter algum acidente de trabalho, logo torna-se obrigatório o uso do EPI.

    É necessário que a empresa forneça esses equipamentos gratuitamente de acordo com cada atividade exercida pelo funcionário, pois, para cada atividade há um tipo de risco diferente.

    Designed by @drobotdean / Freepik
    Designed by @drobotdean / Freepik

    Veja alguns exemplos de EPI. 

    • Óculos;
    • Protetores auriculares;
    • Capacetes;
    • Botas;
    • Luvas;
    • Máscaras.

    O que é Mapa de risco?

    Este mapa representa a estrutura da CIPA que identifica os locais de trabalho que podem ocasionar algum risco ao funcionário, seja saúde ou até mesmo acidentes. Com este mapa fica mais fácil auxiliar os funcionários para mais cuidado em certas áreas.

    Veja as principais documentações relacionadas à segurança do trabalho

    • PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário): Este trata-se de um documento obrigatório que relata as condições do ambiente de trabalho e as condições de saúde dos colaboradores.
    • ASO (Atestado de Saúde Ocupacional):  Esta documentação só é elaborada por um médico após alguns exames, pois, com ele será atestado se o funcionário  está apto ou não para realizar suas atividades laborais dentro da empresa.
    • CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho): O objetivo deste documento é informar o INSS a ocorrência de um acidente de trabalho.
    • PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais): Este tem o objetivo de antecipar os riscos e torná-los menos frequentes por meio de avaliações ambientais.
    • PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional): O objetivo deste documento é diagnosticar situações que o ambiente de trabalho oferece para o funcionário.
    • AET (Análise Ergonômica do Trabalho): Esta documentação avalia o ambiente de trabalho em relação às características psicofisiológicas dos colaboradores.
    • (LTCAT) Laudo Técnico da Condição de Ambiente do Trabalho:  Este tem o principal objetivo fazer o registro dos riscos físicos no ambiente de trabalho, para informar ao INSS a possibilidade da aposentadoria especial.

    Por Laís Oliveira.

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