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    É possível bloquear ligações de bancos e instituições financeiras?

    É possível bloquear ligações de bancos e instituições financeiras?

    Uma pesquisa realizada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) em 2019, mostrou que 92,5% dos brasileiros já receberam um contato telefônico indesejado, onde a maioria seria de ligações oferecendo empréstimo consignado, o que resultou em um elevado índice de reclamações sobre essa categoria de serviço.

    É possível bloquear ligações de bancos e instituições financeiras?

    Se você faz parte dessa estatística, acompanhe o texto e descubra como bloquear ligações oferecendo empréstimo consignado.

    Como bloquear ligações sobre empréstimo consignado?

    Atualmente existem alguns procedimentos que podem evitar a ligação excessiva de empresas de crédito.

    Como bloquear ligações de bancos e instituições financeiras?

    O cidadão pode utilizar o Programa Não Me Perturbe e registrar uma queixa de atividades recorrentes junto ao Procon do seu Estado.

    Também existe a possibilidade de contactar o setor de Ouvidoria ou Serviço de Atendimento ao Consumidor da Instituição Bancária que esteja realizando as práticas abusivas de oferta excessiva de crédito consignado.

    Não me Perturbe

    O Não me Perturbe é uma iniciativa criada em 2019 sobre a autorregulação dos serviços de telecomunicações e que também engloba as instituições financeiras que têm o hábito de oferecer linhas de crédito consignado para beneficiários do INSS e demais interessados.

    Tem como principal objetivo, amenizar o contato insistente nos serviços de telemarketing e reduzir o número de ligações oferecendo serviços aos consumidores.

    Segundo a Febraban, 98% das empresas responsáveis pela oferta de crédito consignado no Brasil estão incluídas na iniciativa que teve mais de 1,4 milhões de inscrições desde o seu vigor, em 2 de janeiro de 2020.

    Os seus principais resultados desde o lançamento foram:

    • aplicação de mais de 400 sanções
      • sendo 227 delas advertências;
      • 207 suspensões temporárias; e
      • 17 exclusões permanentes.

    Como  me cadastrar na plataforma?

    1. Acesse o site “Não me Perturbe” e clique na guia “solicitar bloqueio”;
    2. em seguida, crie o seu cadastro e faça login utilizando seu e-mail ou telefone e senha;
    3. defina o seu número de telefone que deseja não ser mais incomodado e selecione as empresas que deseja bloquear, conforme a imagem abaixo;
    4. valide o procedimento informando o código de segurança enviado via SMS.

    A efetivação do bloqueio ocorre em até 30 dias.

    Ouvidoria e SAC da instituição financeira ou Procon

    Se o contato é direto via telefone ou WhatsApp, existe a possibilidade de entrar em contato com a empresa de crédito e realizar uma reclamação formal junto a Ouvidora ou SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor).

    Se o problema não for resolvido, o cidadão pode procurar o Procon do seu Estado que é o órgão de defesa do consumidor responsável por esse tipo de atividade, para intermediar  o conflito.

    Projeto de lei 826/21

    Um dos projetos de lei que tramita no legislativo do país com o objetivo de proibir as ligações oferecendo empréstimo consignado é o PL 826/21, de autoria da deputada federal Lauriete (PSC).

    Assim, bancos e instituições financeiras ficariam proibidas de oferecer crédito consignado através de ligações dentre outras ações de telemarketing, sujeitas a sanções e aplicação de multa entre 200 e 1000 salários mínimos caso descumprissem as determinações legais.

    Fonte: Jornal Contábil .

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